CORREIOS NEGRO I

CORREIOS NEGRO I
APRESENTAÇÃO

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data que faz referência a morte do líder dos Quilombos dos Palmares, Zumbi - grande herói da resistência negra contra os senhores escravos e defensor da liberdade e igualdade. Marca a afirmação dos valores da cultura negra, suas raízes e heranças na formação das características do povo brasileiro. Os empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, já organizados em Núcleo de discussão, Secretaria da Questão Racial, através do SINTECT e FENTEC, apresentam projeto de realização do I Seminário Semana da Consciência Negra – CORREIOS NEGRO - Cultura e Religião Africana a realizar-se nas dependências da ECT - Memorial dos Correios. 
TEMA
O tema proposto “Cultura e Religião Africana”  é o primeiro do Projeto CORREIOS NEGRO, pois é de interesse dos idealizadores e organizadores a realização anual de seminários abordando outros tantos temas ligados aos afrodescendentes. Cultura e Religião Africana são temas importantes a serem tratados, ambas, exemplo de sobrevivência à modernidade brasileira, interligadas à forma como foram conduzidos os negros ao Brasil, no período da escravidão, foram maculadas por parcela da sociedade. Em inúmeras vezes, a cultura e religião africana foram consideradas como cultos profanos e até mesmo ameaçadores. O movimento negro organizado já obteve grandes conquistas e avanços, gradativamente conquistamos nosso espaço.  Mostraremos através do seminário proposto, a importância e contribuições (comidas, dança, religião, capoeira, e outros) da cultura e da religião africana para o Brasil e seu povo.
OBJETIVO
Tem como objetivo contribuir para o estudo e o conhecimento da cultura, da religião, da mitologia e da história da raça negra para a sociedade atual com a função de diminuir as diferenças criadas pelo preconceito gerado, muitas vezes, pelo simples desconhecimento. A ampliação do conhecimento sobre a cultura negra, para a sociedade em geral, fortalece a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para as próximas gerações e eleva a auto-estima do povo negro do Rio Grande do Sul. O público alvo é composto dos empregados da ECT, dos seus dependentes e da comunidade em geral.
JUSTIFICATIVA
A realização do seminário fará com a ECT e seus empregados entrem no contexto e somem-se a luta dos movimentos afrodescendentes, contribuirá para que os empregados dos correios do RS, bem como o público externo, participem das atividades e absorvam parte da história da cultura e da religião africana, a fim de contribuírem para igualdade racial e uma sociedade mais justa e igualitária.
METODOLOGIA
Realizar a partir de sete momentos: Exposições, Oficinas, Apresentação de Filme para crianças, Palestras, Apresentações de Pesquisas Científicas, Encontro de Escritores e Homenagem Ecetistas Negros) mostra referente a cultura e história do povo negro por ocasião da semana da consciência negra.